
Quando falamos da alma do ponto de vista da Psicologia fundamentada na Antroposofia, nos referimos à uma realidade muito concreta da constituição humana. Trata-se de fato de um corpo de pensamentos, sentimentos e anseios vigente em uma corporalidade física.
No intuito de propor uma reflexão sobre essa concepção do psiquismo em relação à atual pandemia, que é o grande evento da nossa época, assinalamos abaixo algumas observações de eminentes pesquisadores.
A psicóloga espanhola Eli Soler observa que o longo confinamento provocou um estado de apatia social generalizada em muitas pessoas. O desânimo atingiu uma tal proporção, que elas, fechadas em si mesmas e em suas próprias opiniões, perderam a vontade de se relacionar.
Por outro lado, Elke Van Hoof, professora de Psicologia em Bruxelas, enfatiza que a pandemia nos colocou diante do maior experimento psicológico da história, e que temos a força para nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos.
Segundo um dos mais proeminentes pensadores contemporâneos, o holandês Rutger Bregman,“é quando surge uma crise que os humanos dão o melhor de si”. Com estudos que se baseiam em fatos históricos e em diversas áreas do conhecimento, ele expõe o argumento de que a humanidade é, em essência, resistente, gregária e solidária. Atesta que tal visão da natureza humana é profundamente realista.
Ao consideramos essas e tantas outras conclusões sobre nós, podemos concordar, discordar, ignorar. Em verdade, todo e qualquer conteúdo deveria passar pelo crivo do nosso pensar, do nosso sentir e da nossa vontade, para que seja legitimado pela própria individualidade.
Em suma, a alma é plástica, dinâmica e passível de transformação. E, quando permeada pela essência íntima do nosso Ser, o que é denso se sutiliza, e as mais difíceis experiências engrandecem a nossa humanidade.
A pintura de Thomas Kinkade ” The Gate of New Beginings”, ou seja, “O Portal de Novos Inícios”, é um tributo ao luminoso espírito humano e ao limiar do caminho da vida que se abre.
Eliane Utescher
Psicóloga / Terapeuta Biográfica
25/06/2021
Deixe um comentário